Apresentado pelas discentes Alane e Jeane.
Elas nos lembraram que existem várias formas de recebermos notícias. Dentre elas estão os jornais, o rádio, a televisão, as revistas e etc.
Também destacaram que a notícia está ligada a comunicação. Pois falar de notícia tem sido muito comum, visto que os acontecimentos têm ocorrido de forma constante. Além disso, explicaram que a notícia expressa um fato novo de interesse geral e deve ser expressa de forma imparcial e objetiva. Do mesmo modo, não se devem expor opiniões pessoais, mas fatos, por que sua finalidade é informar.
Um das bases teóricas utilizadas foi Werlich, pois ele enfatiza que numa notícia se tem um verbo de mudança do passado que irá descrever informações como: quem, o que, quando, onde como e por que. Sendo um gênero narrativo, a notícia deve ser breve, atraente e esclarecedora. E as letras do título da matéria em destaque devem ser maiores ou ter uma cor diferente.
Realizaram a atividade com os alunos do 8º ano da Escola Olavo Bilac.
Tentaram ver se os alunos já tinham conhecimento prévio sobre notícia. Depois foi-lhes explicado sobre esse gênero, fazendo uso de apostila. Falaram sobre algumas notícias antigas e atuais que ouviram falar. Na atividade realizada, os alunos criaram notícias com alguns assuntos que lhes fora sugerido. Foi solicitado também que dois alunos usassem o mesmo tema para trabalhar e depois compararem as atividades, para que notassem que mesmo trabalhando com assuntos em comum, mas tinham pontos de vista diferentes.
Houve bons resultados na atividade, pois os alunos participaram e encararam a aula divertida.
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